Lipoaspiração: Mitos e Verdades

Resultado de imagem para lipoaspiração

A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, superando os implantes de silicone, segundo as últimas pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Tendo em vista a importância do assunto, separamos alguns mitos e verdades sobre esse procedimento!

1)  Lipoaspiração e lipoescultura são a mesma coisa

MITO

Na lipoaspiração é retirada apenas gordura. Já na lipoescultura, se aproveita parte dessa gordura para injetá-la em outras regiões, a exemplo dos glúteos, para aumentar o tamanho do “bumbum”, ou na face, para corrigir o chamado “bigode chinês”.

2) Qualquer médico pode fazer uma lipoaspiração

MITO

A lipoaspiração é um procedimento que pode ser realizado somente por cirurgiões plásticos, conforme as normas do Conselho Federal de Medicina. Médicos que fizeram pós graduação em medicina estética não são cirurgiões, logo o Conselho não reconhece essa formação como especialidade.

3) A lipoaspiração melhora as celulites

VERDADE

Apesar de não ser uma cirurgia indicada para este fim pode se obter uma melhora das celulites localizadas nos culotes, e em algumas outras áreas, pois as traves que formam a celulite são quebradas durante a cirurgia.

 4) Lipoaspiração serve para emagrecer

MITO

A lipoaspiração não serve para emagrecer e sim para melhorar o contorno corporal. Existe um limite de 5 a 7% do peso corporal do paciente em volume que pode ser retirado variando de cada pessoa. O que deve ser salientado é que a lipo não é indicada para perder peso e sim definir medidas.

 

5) É necessária uma dieta equilibrada no pós operatório para manter os resultados

VERDADE

Na lipoaspiração é retirada uma parte das células gordurosas do corpo. Entretanto, as células restantes no organismo podem crescer em tamanho, caso o paciente aumente de peso. Logo, se faz necessário manter uma dieta equilibrada e realizar atividades físicas regulares.

6) Posso realizar uma nova lipoaspiração caso ganhe peso novamente

VERDADE

Deve-se aguardar por um prazo de três a seis meses entre uma cirurgia e outra.

7)  Lipoaspiração com anestesia local é mais segura

MITO

O procedimento de lipoaspiração realizado com anestesia local só poderia ser feito em uma área muito pequena, o que foge ao objetivo do procedimento. A utilização de técnicas anestésicas inclui diversas vantagens, entre elas a primordial: a segurança do procedimento. Há também uma diminuição nas chances de complicações já que o paciente estará assistido e monitorizado durante todo o processo.

8) É necessário realizar drenagem linfática após uma lipoaspiração

VERDADE

A drenagem linfática está sempre indicada pois acelera o processo de eliminação de líquidos retidos durante a cirurgia além de gerar mais conforto ao paciente recém operado.

logomarca

Copyright - claudiosantos.com.br | todos os direitos reservados

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica